67,4 por cento dos pequenos negócios baianos registram queda no volume de vendas

Dinheiro está sumindo
Imagem meramente ilustrativa

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae revela que a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus já impacta o faturamento dos pequenos negócios. Com menos pessoas circulando nas ruas, 67,4% das micro e pequenas empresas na Bahia já registram queda no volume de vendas.

Avaliando os primeiros dias das medidas adotadas para combater o novo coronavírus, 92% das micro e pequenas empresas participantes da pesquisa apontam impacto negativo no faturamento mensal, sendo que 62% calculam uma queda de mais de 50%.

Muitos empreendedores apontam que uma das saídas para sobreviver será pedir empréstimos. Na Bahia, essa é uma possibilidade apontada por 58,6%.

Com a manutenção das medidas restritivas adotadas até agora, 31% acreditam que só conseguem manter as portas abertas por um mês, enquanto apenas 2% acreditam que passariam dos seis meses.

O Sebrae ouviu em todo o Brasil 9.105 empresários, sendo 528 na Bahia, entre os dias 19 e 23 de março. O objetivo da pesquisa foi identificar os principais impactos da crise do coronavírus nos pequenos negócios e quanto os empresários estão se mobilizando para enfrentar a crise.

Brasil

No cenário nacional, segundo a pesquisa feita pelo Sebrae, 89% das micro e pequenas empresas brasileiras já observam uma queda de 69% no seu faturamento.

Em todo o país, 26,5% dos empreendedores afirmam que precisarão fechar o negócio permanentemente, em um mês, caso as restrições adotadas até agora permaneçam por mais tempo.